Pai e mãe surdos ensinando o filho com as mãos para o alto e sua filha observando os ensinamentos

Você sabe o que é CODA ? Saiba qual o significado da expressão que ficou famosa em todo o mundo com o filme que ganhou o Oscar

Mas afinal, o que é CODA?

CODA é uma sigla para Child of Deaf Adults, expressão em inglês que significa na tradução Filhos de Adultos Surdos. Como o próprio nome sugere, trata-se de pessoas ouvintes que são filhos de pais surdos.

No filme CODA, que no Brasil ganhou o nome de “No Ritmo do Coração”, o enredo gira em torno de uma família, cujos pais são surdos e a filha ouvinte, sonha em ser cantora. O filme foi a grande sensação do Oscar 2022 e ganhou o prêmio nas categorias Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme. O prêmio de Melhor Ator Coadjuvante fez de Troy Kotsur o primeiro homem surdo a ganhar um Oscar na história.

Atualmente, é comum que pessoas ouvintes filhas de pais surdos sejam chamados de Codas. Inclusive, existem uma associação mundial com esse nome. A CODA Internacional tem por objetivo promover a troca de experiências de Codas em todo o mundo.

Codas convivem com 2 universos distintos ao mesmo tempo.

Inclusive no Brasil existe um cadastro nacional de Codas, cujo objetivo é o mesmo: divulgar eventos e notícias de quem vive esses 2 universos diariamente, o dos ouvintes e o dos surdos. Aliás, aqui no país já aconteceram vários encontros nacionais de Codas.

No site Coda Brasil, é possível encontrar livros para download e links interessantes sobre o assunto.

Os Codas, em grande parte dos casos, servem como intérpretes para os pais surdos, justamente por serem ouvintes, mas por também terem na língua de sinais a forma de se relacionar com pai e mãe.

fonte: https://ensino.digital/blog/o-que-e-coda-saiba-qual-o-significado-da-expressao-que-ficou-famosa-em-todo-o-mundo-com-o-filme-que-ganhou-o-oscar

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.